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Como desenvolver um plano de negócios

Você tem interesse em empreender e ter um negócio próprio, mas não sabe como aplicar seu conhecimento prático de uma forma direcionada? Neste artigo, você vai aprender dicas práticas de como aplicar o plano de negócios no seu projeto e por que, é fundamental fazer um planejamento.

Vamos abordar assuntos de inteligência de mercado, análise da concorrência para que o seu projeto saia do papel e vire realidade, e você possa dar um passo largo em direção a realização de seu maior sonho, que é ser proprietário do seu negócio próprio.

É por meio de uma análise detalhada que as falhas aparecem, os objetivos são definidos, os cenários são projetados e há definição de planos de ação. A seguir dicas práticas para um planejamento de negócios eficiente que preparamos especialmente para você.

Como fazer um plano de negócios eficiente

Considerada essencial por todos os empreendedores que alcançaram o sucesso. O plano de negócios, é uma ferramenta de gerenciamento que funciona como um guia para planejar um empreendimento, uma ação ousada de mercado.

Definindo o modelo de negócio

Tenha certeza do modelo que vai seguir, fazer um planejamento detalhado e apostar em uma estratégia de negócio que pode dar errado, é uma perda de tempo. Após a escolha, trabalhe com um organograma (ferramenta de modelo de negócios, conhecido também por canvas) eficiente e que seja coeso — que consiga compreender as análises e reflexões sobre o objetivo de sua empresa, sempre avaliando a efetividade da ideia.

Recentemente o portal G1 em outubro de 2017, mostrou que por dois anos seguidos o Brasil fechou mais empresas do que abriu, em 2015 708,6 mil empresas foram abertas contra 713,6 mil fechadas em todo o país. Diante desses fatos, você pode perceber que um plano de negócios pode lhe salvar de uma falência. O objetivo de um planejamento é evitar falhas de operação estratégica e financeira.

Desenvolvimento da inteligência de mercado

Análise de mercado

Um negócio nasce para solucionar o problema de uma grande ou pequena parcela de pessoas, por exemplo: no seu bairro não tem uma farmácia e muitas pessoas ficam doentes por não ter onde comprar medicamentos. Diante dessa situação, você decide abrir uma farmácia, para solucionar esse problema, o seu negócio precisa acompanhar a necessidade do seu público-alvo.

Definição do público-alvo

Transforme seus clientes em números, pois, apenas o número de tamanho de seu nicho de mercado vai dizer se o plano de negócios possui viabilidade econômica. Para que você descubra a quantidade que terá de clientes é necessário definir o alvo.

Quais os perfis de clientes que a empresa busca? Após definir os perfis, procure mensurar com os dados coletados. Se o seu público-alvo for um executivo de empresa de médio tamanho, mapeie quantas empresas há em sua região, e após essa análise regional vá ao nível nacional.

Análise da concorrência e pesquisa

Com os dados quantitativos, número de concorrentes diretos e indiretos você pode analisar a concorrência, porém, não esqueça do qualitativo. Com essa análise você pode verificar a fraqueza de seus concorrentes, aplicando os itens abaixo.

  • pesquisa de fornecedor e sua política de preços

  • serviços e cobrança

  • saber qual o melhor fornecedor e qual lhe trará melhor benefício em desconto e prazo de pagamento, é fundamental para colocar em sua análise.

Planejamento operacional financeiro

O planejamento financeiro é indispensável, é o princípio para quase todas as práticas do seu negócio. Não realizar projeções corretas, pode tornar inviável uma análise de aplicação de seus investimentos no futuro, como: revisar custos e identificar onde estará as melhores oportunidades.

Portanto, após ler o artigo percebe que nenhum projeto pode deixar de realizar, um completo plano de negócios? Todo cuidado é pouco ao abrir uma empresa, a concorrência fará de tudo para lhe tirar do pódio, não permita e faça seu planejamento.

Uma inteligência de mercado faz toda a diferença para o sucesso. Você gostou deste artigo? Aproveite a visita e assine a nossa newsletter e fique informado sobre o mundo dos negócios. Desse jeito você vai receber as nossas atualizações na sua caixa de entrada!